Notícia

24/11/2015

PESQUISAS COM SUBSTÂNCIA PARA TRATAMENTO DO CÂNCER COMEÇAM EM ATÉ 90 DIAS

As pesquisas envolvendo a fosfoetanolamina sintética, substância para o tratamento do câncer, no Rio Grande do Sul deverão ter início em até 90 dias. Com base no termo de cooperação assinado entre o governo do Estado, por meio do Laboratório Farmacêutico do RS (Lafergs), e os pesquisadores, esse é o período para que alguns detalhes sejam acertados. Em seguida, é firmado um projeto com cronograma de execução de cada etapa da pesquisa.
 
• Laboratório do Estado recebe autorização para fazer pesquisas com fosfoetanolamina
• Fosfoetanolamina terá 1ª fase de testes pronta em sete meses, diz ministro
 
Um dos primeiros passos envolve a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), que irá auxiliar com a disponibilidade de laboratórios e apoio ao desenvolvimento de pesquisa. As análises deverão ocorrer na unidade de Cachoeirinha, na região Metropolitana, onde há o laboratório de química, explicou o presidente da Cientec, Daiçon Maciel da Silva. A ideia, segundo ele, é realizar estudos para a elaboração do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). E antecipou que os pesquisadores já visitaram o local na semana passada e que ainda faltam acertos que serão realizados no decorrer dos 90 dias. O material produzido pela Cientec será, em seguida, repassado ao Lafergs, conforme estabelecido em termo de cooperação.
 
O presidente ressaltou que a expectativa é grande, principalmente pelo impacto social do resultado da pesquisa. Ao mesmo tempo, considera fundamental o estudo. “É uma resposta à sociedade, que está ansiosa com os resultados, além de ser um trabalho de grande relevância”, afirmou da  Silva.
 
Para os estudos, presidente explicou que a Cientec buscará captar recursos junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Isso porque há algumas semanas, o Ministério anunciou que destinará R$ 10 milhões para pesquisas com a substância no país.
 
O estudo foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores que são os detentores da patente do projeto, criado no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. A fosfoetanolamina sintética é uma substância química obtida através de um novo processo de síntese. Apesar de ter se popularizado, ainda não se tornou um medicamento, isso porque são necessárias pesquisas para depois haver a análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
 
Fonte: Correio do Povo/ Rádio Nativa FM/ MFB


Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados