Notícia

06/02/2016

Frederico Westphalen registra um caso suspeito de microcefalia

Um caso suspeito de microcefalia deixou Frederico Westphalen em alerta nesta semana. O bebê nasceu na segunda-feira, 1° de fevereiro, com peso e tamanho normais. Ele apresenta perímetro encefálico de 29 centímetros, quando a média considerada normal é de 33 a 34 cm.
 
De acordo com o pediatra Jorge Rosés, que atendeu a criança após o parto, as medidas chamaram a atenção. “Pode ser que não tenha nada a ver com o vírus da Zika, mas há uma preocupação porque existe a possibilidade. A mãe andou por locais onde teve circulação do vírus da dengue, que pode ter sido Zika também. Ao constatar a possibilidade de microcefalia, que pode ser considerada com medidas abaixo de 32 cm, realizamos a coleta de material e encaminhamos conforme protocolos”, comentou.
 
Amostras da criança e da mãe foram encaminhadas para o Laboratório central do Estado (Lacen). De acordo com o departamento de epidemiologia da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS), o resultado dos exames pode demorar de 5 a 20 dias para ficar pronto.
 
– Agora vai se analisar essa criança, mas já fica o alerta, é o primeiro caso aqui na região depois desse surto no país e do alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS). Então é o momento de acendermos a luz de alerta e ficar atentos, pois se for confirmado, certamente teremos outros tantos, uma vez que a nossa região tem o vetor e vai também ter a doença – enfatizou o pediatra.
 
O Hospital Divina Providência encaminhou ainda na quarta-feira, 3, o formulário eletrônico ao Ministério da Saúde e fez a notificação à Secretaria Municipal de Saúde e à 19ª CRS, que a partir de agora acompanham o caso. A espera é pela confirmação ou não de microcefalia e a possível origem da má-formação.
 
Possíveis causas e diagnóstico
 
Muito se fala da ligação do Zika Vírus com a doença, mas ainda pouco se conhece dessa relação. Os exames feitos no Lacen devem apontar a causa da má-formação, que pode também estar relacionada à toxoplasmose, ao vírus da inclusão citomegálica e à rubéola. De acordo com a 19ª CRS, possivelmente mãe e criança serão encaminhadas ao Hospital de Clínicas para a confirmação do diagnóstico de microcefalia.
 
 
Foto: Divulgação
Fonte: Folha do Noroeste/ Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados