Notícia

19/07/2016

Indígenas ocupam área da UFSM

 

Um grupo formado por cerca de 180 indígenas segue ocupando área pertencente à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizada em Iraí, às margens da BR-386, na altura do quilômetro 11 da rodovia, desde o domingo, 17.

Em contato com a chefia do gabinete da reitoria da UFSM na tarde desta segunda-feira, 18, a informação é de que está sendo estudada a possibilidade de algum representante da universidade conversar pessoalmente com os indígenas.

Entretanto, por hora, estão sendo encaminhados os procedimentos legais, que consistem no registro do fato na Polícia Federal de Santo Ângelo, uma vez que a área é da União e, em seguida, a universidade deve contatar com a Funai, para que se possa encontrar uma solução para o caso, “de forma que fique bom para ambos os lados”, conforme explanou o chefe do gabinete, Marionaldo da Costa Ferreira.

Ele ressalta que o que se espera é que a ocupação siga de forma pacífica, respeitando a integridade física do servidor público da UFSM que atua como vigilante no local. 

A área ocupada pelos indígenas possui diversas construções em estado de abandono, que abrigaram um colégio agrícola, conhecido como Colégio Agrícola de Iraí. De acordo com moradores, a instituição foi desativada em 1989. Desde aquela época não há uma utilização específica da área.

 

Fonte: Gracieli Verde - O AU/ Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados