Notícia

29/09/2016

Alterações no Fies colocam em risco a continuidade dos estudos

O número de vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sofre queda desde 2015. A situação deixa estudantes das instituições privadas de ensino, apreensivos. Muitos, precisam do benefício para conseguir o diploma. O Ministério da Educação (MEC) alterou regras do programa e recentemente adotou um sistema parecido com o do Prouni na hora da seleção. A crise econômica também provocou cortes no repasse de verbas para a educação.

De acordo com Luiz Henrique Dal Canton, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da URI-FW, quase 50% dos alunos da URI, possuem o Fies e estariam sob risco de não conseguir renovar o benefício. “Não temos garantia de que os alunos vão poder concluir a graduação. As últimas alterações nas regras e a não aprovação do Projeto de Lei nº 8, de 2016, que, atualmente, tramita no Congresso Nacional, vêm causando transtorno pela impossibilidade de renovação dos contratos. Vamos atuar em duas frentes, pressionando o MEC para o repasse dos valores em atraso e ainda, não admitir que a universidade cobre as mensalidades em atraso destes alunos. Nossa luta é para que nenhum direito dos estudantes seja destituído”, explicou Dal Canton.

O que diz a URI

Na quarta-feira, 28, a URI emitiu uma nota comunicando que está ciente das dificuldades encontradas pelos acadêmicos no processo de realização de aditamentos. Ainda, que está concentrando todos os esforços possíveis na busca da regularização do financiamento estudantil, sensibilizando parlamentares para que votem o PLN 08/16, que concede crédito suplementar no valor de mais de R$ 1,1 bilhão ao programa, e para que liberem o imediato aditamento dos contratos do Fies referente ao segundo semestre de 2016.

A universidade informou que vem honrando com todos os compromissos e reuniu-se mais uma vez, para discutir o assunto e deliberar sobre quais ações futuras poderá tomar, não afastando a possibilidade de judicializar o assunto.

Conforme a nota, a URI-FW possui 1.386 alunos com Fies, perfazendo 44% do total de acadêmicos com financiamento que vai de 50% a 100% dos contratos, totalizando um valor no segundo semestre de R$ 8.233.205,29, totalmente descoberto até esta data.


Fonte: Eder Calegari - Folha do Noroeste
Divulgação: Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados