Notícia

23/06/2017

LIDERANÇAS INDÍGENAS VISITAM COORDENADORIA

Nesta quinta-feira, 22, o Cacique da Aldeia Kaigang de Iraí, Jadir Jacinto, juntamente com o diretor da Escola Indígena Nãn Gã, Celso Jacinto e o educador indígena, Gilson Nascimento estiveram visitando a 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Palmeira das Missões, para buscar orientações sobre Autonomia Financeira e reivindicar a construção da sede própria da escola. Eles foram recebidos pela coordenadora adjunta, Laerta Gomes de Souza, que também assessora a Educação Indígena na região.

Na ocasião, adjunta entrou em contato com o assessor em Educação Indígena do Departamento Pedagógico da Seduc, Rodrigo Venzon, para saber do andamento das demandas indígenas para a Escola e região. “Buscamos saber de alguns projetos encaminhados e   a viabilidade no atendimento do pleito de construção do prédio escolar para a comunidade. Vamos empreender esforços no encaminhamento dessa solicitação”, informou.

Já a assessora da Autonomia Financeira e Patrimônio junto à 20ª CRE, Marisa Bertol, falou aos presentes sobre prestação de contas, Autonomia Financeira, Alimentação Escolar, PDDE, entre outras orientações quanto ao recebimento, execução e prestação de contas dos recursos públicos que chegam à escola.

O Cacique Jacinto agradeceu a acolhida das demandas da Educação Indígena e a “boa recepção que sempre teve junto à 20ªCRE”. 

Educação indígena

Conforme a Funai, os Povos Indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena. Seguindo o regime de colaboração, posto pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a coordenação nacional das políticas de Educação Escolar Indígena é de competência do Ministério da Educação (MEC), cabendo aos Estados e Municípios a execução para a garantia deste direito dos povos indígenas.

 

Fonte: Jô do Carmo – ACS/20ª CRE
Divulgação: Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados