Notícia

03/06/2020

Caso Rafael: reconstituição deve ocorrer nos próximos 15 dias

Em visita ao local em que Rafael Mateus Winques, 11 anos, foi morto, em Planalto, a chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Nadine Anflor e a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP), Heloísa Helena Kuser, defiram detalhes de como será a reconstituição do crime, tecnicamente chamada de reprodução simulada dos fatos. A simulação deve ocorrer nos próximos 15 dias, mas ainda não há uma data marcada.

 

Os trabalhos serão feitos durante a madrugada, em horário aproximado que o menino foi assassinado. Até as 22 horas de 14 de maio, Rafael teve comunicação com os amigos por telefone.

 

O garoto morava com a mãe, Alexandra Dougokenski, 32 anos, que confessou participação no crime, e com o irmão de 17 anos. A Polícia Civil ainda não descarta a participação de outras pessoas no crime.

 

O menino desapareceu em 15 de maio e 10 dias depois a mãe admitiu ter exagerado na dosagem de medicamento, mas alega que não teve a intenção de matar o filho. O laudo do IGP aponta que Rafael foi morto por asfixia.

 

— São vários fatores que interferem, como a luminosidade, a lua, a questão do frio. A mãe vai participar porque é uma peça fundamental. Trabalhamos com a hipótese do irmão participar também. Eram três pessoas naquela noite: a vítima e duas pessoas dentro da casa —, explicou a chefe de Polícia Civil.

 

 De acordo com Nadine, nos próximos sete dias, o trabalho será concentrado exclusivamente em executar a reconstituição. A divulgação de informações sobre o caso ficará a cargo da chefia da Polícia Civil.

 

Nadine disse ainda que em uma semana a Polícia Civil o IGP vão se preparar para a reprodução. Neste período, segundo a chefe de Polícia do RS, as equipes envolvidas com o caso vão analisar o que ainda falta sobre o caso. Depois disso, nos próximos 15 dias, já com os resultados dos laudos do IGP, em uma madrugada, quando o clima estiver mais parecido com o daquela noite, os fatos serão reproduzidos.


Outra decisão tomada em reunião com os quatro delegados responsáveis pelo caso é de que "não há hipótese", nas palavras de Nadine, de não utilizar o prazo de 30 dias para concluir o inquérito. Até 25 de maio, a Polícia Civil investigava o caso como desaparecimento, a partir da confissão da mãe, foi aberto um inquérito para apurar o homicídio.

 

Os investigadores também trabalham para avaliar os pontos divergentes entre os relatos da mãe e do irmão de Rafael. O adolescente afirmou na escuta, realizada na última sexta-feira, 29 de maio, que estava dormindo, mas alguns pontos apresentam divergência com o relato da mãe, segundo a investigação. A polícia não dá detalhes dos pontos contraditórios. O relatório da escuta especializada foi recebido na última segunda-feira, 1 de junho.

 

Integrantes da administração superior do Ministério Público do Estado do RS também estiveram em Planalto. Além do subprocurador-geral institucional, Marcelo Dornelles, integram o grupo o coordenador do Núcleo do Inteligência do MP, Marcelo Tubino, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Luciano Vaccaro.

 

Os três se reuniram com a promotora do caso, Michele Kufner, e visitaram o local onde o corpo do menino foi encontrado. O objetivo da visita foi apoiar o trabalho da promotora e disponibilizar a "expertise" dos profissionais para o caso:

 

— Foi importante vir aqui e ver de perto. Nivelamos informações com a Polícia Civil e colocamos nossas preocupações. A impressão que temos é que as coisas estão se encaminhando bem. O que será decisivo são as perícias que devem ficar prontas nos próximos sete dias, que é o que vai nos dar um norte. Este material deve confirmar ou ampliar possibilidades —, afirma Dornelles.

 

 

 

 

Fonte: GaúchaZH
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados